Thursday, October 04, 2007

SINAIS DE MUDANÇA ou O TEXTO SOBRE O CUSPE/CUSPO/SALIVA/... E PODIA FICAR AQUI ATÉ AMANHÃ MAS NÃO SÃO HORAS DE TAL COISA

Uma das minhas grandes metas, depois de ver o Titanic, era aprender a cuspir a sério. À homem mesmo, com barulho e tudo, para bem longe, sem pingar o queixo de baba e parecer uma velhinha inválida incapaz de comer a sopa.
Agora que penso bem nisso, aquela cena tinha muito de simbolismo e muito pouco mesmo de romantismo. Era a libertação da Rose do seu mundo da etiqueta e dos protocolos: "Jack, ensinas-me a mandar uma escarreta?", pergunta com os seus olhos brilhantes, repletos de uma esperança inocente e bela. Para mim, aquele pedaço de cuspe lançado para longe significaria a possibilidade de encontrar um Jack. Hoje percebo que se tivesse andado por aí a cuspir provavelmente nem Jack nem Jaquim. Não sei, é um feeling que tenho...
Não aprendi a cuspir. Durante uns tempos, oh vergonha, quando cuspiam para o chão mesmo à minha frente e eu não era capaz de retribuir o cumprimento na mesma moeda. Passavam os velhos, mandavam a escarra, e eu ali, uma menina da cidade que nem sequer sabia mandar uma cuspidela valente!
Não aprendi a cuspir mas aprendi a evitar as cuspidelas no chão que também é coisa que dá trabalho. Mas a verdade é que, cada vez menos, se vê (e ouve! que aquilo se ouve bem!) gente a cuspir para o chão. Chamem-lhe boa educação, civilização, o que quiserem, mas o Sô Tónio diria, com o seu ar pachorrento "bah! modernices!" seguido de uma bela cuspidela... no chão!
São pequenos sinais, evidentes porém, de que o mundo está mesmo a mudar. Nalguns aspectos para melhor, noutros para... um diferente não tão positivo. Como os miúdos de 6 anos na escola primária a gritarem asneiras que, no meu tempo, eu nem sabia que existiam! E o azeite e o vinagre em pacotinhos individuais (que, por acaso ainda só vi no MacDonald's... bom povo lusitano!). E as portas automáticas no metro que nos podem cortar em dois.
"Bah! Modernices! RRRRROOOOOOONC CUSP!"

2 comments:

Ale said...

Eu tenho umas amigas que querem salvar os ursos polares e outra que quer recuperar o culto da escarreta!
Mas não há escala de nobreza para estas vontades sociais,o que conta é que todas queremos mudar o mundo!

Lolly said...

Quero deixar bem claro que não é o meu objectivo de vida salvar as pobres escarretas que nunca verão a luz do dia!! Por favor, deixem-nas ao escurinho que elas gostam e eu também aprecio que elas fiquem por lá lol!
Só me lembrei, assim de repente, como aqueles que batem com a maõ na testa porque é dia de EuroMilhões: Ehpah mas as pessoas dantes escarravam não era?
Pronto, e foi assim... duma ideia estúpida nasceu um texto estúpido! Mas sim, mudemos o mundo: eu voto em boicotarmos a cena dos pacotinhos de ketchup no Mac!! Queremos PACOTÕES!! QUEM ESTÁ COMIGO MALTA?
bjuuu alê do mundo ;)*********