Monday, December 04, 2006

É Natal e não faz mal

Chegou Dezembro, as luzes estão colocadas nas ruas, e os carros começam a apertar-se nos estacionamentos dos shoppings. E aí se vê o espírito do Natal: buzinadelas, carros que ocupam dois lugares, condutores com faces vermelhas e olhos quase a saltarem das órbitas. As criancinhas a espernearem no corredor dos brinquedos com o "Silent Night" a tocar, agarradas à última Barbie que só custa 40 euros ( e a Berby dos chineses a 10 euros, mas com cabelo roxo e olhos vermelhos, convence-nos a dar mais 30 euros!...). Os velhotes empurram os carrinhos, ou vão arrastados por eles, a comprar bolo rei e soquetes para os netinhos.
Ai, o Natal... Quando entramos em histeria porque o bolo fica queimado, as batatas desfazem-se na panela, o gato atirou abaixo a árvore de Natal que levou horas a erguer! E as crianças lá fora, a atirarem bolas de lama umas às outras, deitando-se com os seus casacos branquinhos na terra para fazerem anjinhos no chão.... As luzes da árvore fazem curto-circuito, acaba-se a luz, não há elevador, subir 4 andares com as prendas debaixo do braço, chegar e bater à porta desesperado mas ninguém te ouve, atirar os embrulhos para o chão, ouvir o "tim tim tim" de algo que se partiu, chorar de raiva porque era a jarra caríssima para a avó... Até que, no escuro, distingues a figura de um velhinho, vestido de vermelho, de barriga proeminente que te dá uma festinha na cabeça:
"Pai Natal?", perguntas com os olhos brilhantes, a esperança a crescer dentro de ti!
Não, é só o tio Francisco, que tem Alzheimer e se esqueceu de tirar o pijama... Mas de qualquer forma, abrem-te a porta quando o ouvem berrar, cheio de medo porque o abraçaste, e sentes que tudo valeu a pena.
A árvore ardeu devido ao curto-circuito, mas não faz mal. Não há luz, mas não faz mal.
FELIZ NATAL, OHOHOH :o tio Francisco começa a delirar, já não se lembra quem é, grita em cima de uma cadeira, mas não faz mal!
É Natal, e estamos juntos :)

A brincar, a brincar...

No comments: