Conta a história que, no dia 8 de Março de 1857, as operárias de uma fábrica têxtil de Nova Iorque teriam decidido manifestar-se contra as suas duras condições de trabalho: 16 horas diárias, salários muito inferiores aos dos homens, e um tratamento indigno no local de trabalho. Dizem ainda que a manifestação foi abafada com extrema violência, com as mulheres a serem presas na fábrica que terá sido, então, incendidada, causando a morte de 130 tecelãs.
Lenda ou realidade, visto que esta é uma história contestada por alguns, a verdade é que as mulheres foram, durante séculos, vítimas duma sociedade que as colocava na base da hierarquia.
E foi graças aos sonhos, à luta e à esperança das nossas antepassadas, foi por elas não se conformarem e desejarem um mundo melhor para elas e para nós, que hoje podemos disfrutar de uma vida com menos restrições e limitações.
Este não é mais um dia dedicado ao comércio, até porque as prendas, neste dia, são escassas. Este é, sim, essencialmente, o dia de lembrarmos os sacrifícios que foram feitos e de os valorizarmos, respeitando-nos enquanto mulheres e seres humanos, todos os dias da nossa vida.
A todas as grandes mulheres, que dão ao mundo um pouco mais de brilho e beleza, às que já passaram e até às que ainda estão por vir, dou os meus parabéns.
É uma honra ser mulher neste mundo.
1 comment:
Não só é uma honra ser mulher neste mundo, como ainda mais o é conhecer outras mulheres que dão sentido a estas homenagens... Outras mulheres como as nossas mães, irmãs e amigas... como tu!
Ti voglio tanto benne!!!
Post a Comment